Ir para o conteúdo. Ir para a navegação
Agenda Fórum Chat Mapa do Portal Fale Conosco Busca
 
Usuários ou organizações
Ainda não é cadastrado?
Esqueceu sua senha?
Catálogo Social da Bahia
 
Galeria de Fotos
 
Atividades de Extensão
 
Pesquisas
 
Biblioteca
 
Glossário
 
Modelos de Documentos
 
Mapoteca CIAGS
 
Legislação
 
Sites Relacionados
 
Utilidade Pública
 
Rádio Social
 
Sala de Imprensa
 
Informe seu e-mail
HTML Texto
Que tipo de informação você considera mais importante ao visitar o site?
Agência CIAGS de Notícias (sobre o CIAGS)
Agenda de Eventos
Clipping (notícias sobre gestão social)
Publicações Recomendadas
Vídeos
 
 
Ações do documento

Relatos I ENAPEGS

Desde o convite inicial para a participação até a finalização do evento pude notar um forte compromisso tanto dos organizadores quanto dos participantes do evento. Tive a oportunidade de conhecer diversos trabalhos que vão me apoiar no desenvolvimento de novas reflexões sobre os temas que estou pesquisando. O sucesso do evento reforça a responsabilidade do NESol/UFT para a realização do segundo encontro. Já iniciei as articulações e tenho recebido apoios diversos, porém contarei com a colaboração de todos vocês. Outro fator importante que gostaria de destacar é a qualidade das apresentações realizadas no evento, somada ao interesse de desenvolvimento de trabalhos em conjunto que podem levar a novos projetos. Conheci muita gente, fiz muitos amigos e aprendi muito.  guardo todos vocês em Palmas no ano que vem e já lanço o primeiro desafio. No primeiro evento o tema foi: "Teorias em construção e Práticas em Debate", qual seria o tema do segundo? Aguardo sugestões.

Airton Cançado

O Seminário foi muito interessante e oportuno. Como disse a Jeová, só sair do eixo Sul-Sudeste e capitais já foi uma grande ousadia e ação afirmativa, e ainda mais, em uma cidade no semi-árido. Parabéns. Acredito que o Seminário foi um passo decisivo para discutir a gestão social e conexos de forma mais focada, objetivada, reunindo parte de pesquisadores do tema para refletir sobre o mesmo. Deu para perceber uma forte disposição de todos envolvidos em avançar na formalização do desdobramento (ainda que não se saiba exatamente como) para um maior aproveitamento das nossas produções e reflexões. Certamente o Encontro de Palmas já vai capitalizar em cima disso. Lembrem meu prognóstico: 700 trabalhos submetidos a serem avaliados em regime de "blind review". para 2008. Preparem os sistemas tecnológicos adequados e o levantamento de avaliadores para os pareceres. Parabéns Jeová e equipe.

José Antonio PINHO

Clique no botão abaixo para incluir um comentários sobre o evento

por Rodrigo Maurício última modificação 01/06/2007 12:14

ENAPEGS

Enviado por Cassius Bahia Machado em 04/06/2007 09:37
É na forma de um cordel
Que lhes direi minha impressão
Esse tal de Enapegs
Foi danado de bão

Ocorreu em Juazeiro
Terra de grande devoção
O Padre Cícero abençoou
Com a sua oração

Práticas e teorias
Tudo em construção
Todo mundo trabalhando
Em nome da inclusão

Uma coisa ficou clara
Social é a gestão
Pra transformar o mundo
Só com participação

A ação deve ser política
Econômica e social
Só assim se desenvolve
O sujeito integral

Tem também o meio ambiente
E o aspecto cultural
O respeito a esses temas
É ponto fundamental

É preciso ser criativo
Buscar a inovação
Pra dar um basta na pobreza
E nessa tal de concentração

O negócio é fazer rede
Trocar informação
É ajudar o outro
A encontrar a solução

E assim foi nosso Encontro
Com muita esperança
Pois todo mundo sabe
Que depois da tempestade
Vem a bonança

E o próximo já ta marcado
É na terra do Jalapão
Lá a gente se encontra
A todos o meu abração!


Cassius Bahia Machado
Pós-graduando CIAGS/UFBA























ENAPEGS 2007 - Desfrute em Juazeiro do Norte

Enviado por Paula Chies Schommer em 04/06/2007 12:45
Em meados de 2006, um jovem mestre em administração pela UFBA havia conversado comigo sobre uma possível parceria entre o Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/UFBA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele pretendia articular um grupo de estudos em gestão social no novo campus da UFC, no Cariri, e buscava apoio para a iniciativa. O jovem era Jeová Torres Junior, um dos professores recém-chegados àquele campus. Lembro de ter dito a ele que a melhor maneira de sermos efetivamente parceiros era compartilharmos uma prática, algo concreto em torno do qual pudéssemos interagir. Poucos meses depois dessa conversa, Jeová esteve em Salvador e apresentou uma proposta concreta para trabalharmos e aprendermos em conjunto: a realização, em Juazeiro do Norte, de um encontro nacional de pesquisadores em gestão social.

A idéia era oportuna, uma vez que, já há alguns anos, um grupo de pesquisadores vinha atuando em rede e discutindo a criação de uma associação de pesquisadores em gestão social. O encontro poderia ser uma oportunidade para nos reencontrarmos e reavivar tal articulação. Para mim, era também uma oportunidade de conhecer a tão falada Juazeiro do Norte. Havia, porém, muitos riscos: era necessário mobilizar muitas pessoas, captar recursos, contar com pesquisadores de diferentes instituições e havia poucos meses para organizar tudo.

Salto desse momento em que tomei contato, pela primeira vez, com a idéia do ENAPEGS, para a madrugada de 23 de maio de 2007. Por volta das 4h, eu e outros colegas de várias partes do país desembarcamos no Cariri e fomos recebidos por um grupo de professores e estudantes da região, muito dispostos àquela altura da manhã. Desde aquele momento, até a madrugada de 26 de maio, quando partimos de Juazeiro de Norte, partilhamos de um grande desfrute, ou melhor, de vários desfrutes...

Nesses dias, pudemos desfrutar da hospitalidade do povo do Cariri, seja dos que lá nasceram ou dos muitos que para lá migraram e foram acolhidos. Desfrutamos da rica oportunidade de discutir idéias, refletir, entrar em contato com diferentes experiências e pontos de vista, compartilhar nossas dúvidas, incertezas, crenças e expectativas. Apreciamos a riqueza da troca de experiências entre professores, pesquisadores, gestores e estudantes, os quais vieram de vários estados e regiões brasileiras, de diferentes áreas de atuação. Pudemos retomar a articulação em rede das muitas pessoas que se dedicam a pesquisar e praticar a gestão social pelo país.

Desfrutamos, sobretudo, da maravilhosa sensação de que é possível acreditar nas transformações, que a vontade e o engajamento de algumas pessoas em torno de uma idéia podem mobilizar muitos recursos e gerar frutos maravilhosos, a despeito dos percalços do caminho e das imperfeições naturais do processo.

O ENAPEGS foi em si mesmo uma demonstração de como pode ser praticada a gestão social. Uma gestão que oferece a oportunidade para que diferentes opinem, participem, realizem, compartilhem seus saberes e construam conhecimentos novos. Uma gestão que aproveita recursos existentes, mobiliza outros e procura zelar pelos recursos a seu dispor. Uma maneira de gerir que confere atenção e cuidado ao outro, vendo no outro um ser integral e integrado, não apenas mais um participante. Um outro que tem nome, identidade. Finalizo agradecendo a cada um dos que fizeram do ENAPEGS 2007 um evento especial, citando alguns de seus nomes, entre os tantos que lá estiveram. Obrigada Jeová, Rogério, Virgínia, Léo, Murilo, Bruna, Jeovazinho, Joaquim, Sandra, Elisângela, Joselina, Modesto, Eduardo, Ricardo, Josué, Airton, Messias, Valeria, Rosinha, Tânia, Fernando, Luciano, Ladislau, Abdinardo, Genauto, José Antonio, Andréa, Carla, Cassius, Antonio,... Desejo que sigamos em contato por meio da ativa rede de pessoas engajadas nesse movimento, lembrando que temos novo encontro marcado em Palmas, no Tocantins.

Gestão Social em movimento.

Enviado por Antônio Bonfim Moreira em 08/06/2007 13:13
Participei do Iº ENAPEGS como aluno do CIAGS/ADM/UFBA e verifiquei o quão importante e substantivas foram as discussões lá colocadas. Para mim foi um verdadeiro passeio pela diversidade crítica dos que constroem esta temática na Sociedade e na Academia brasileira. Visitei a periferia de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e conheci lugares muito interessantes, apesar da pobreza extrema. O rio Salgado/Salgadinho silenciosamente recebe os esgotos do Crato/Juazeiro num processo irreversível de poluição. Até quando? Fui no Parque Frei Damião, Vila São Francisco, Boca das Cobras e no João Cabral. Nestes territórios me surpreendi positivamente. As pessoas querem trabalhar. Não querem assistencialismo. Querem viver e defender a sua dignidade. Conversando com um "motoboy" descobri que eles estão por criar/organizar seu sindicato, o que é muito importante para as 3 cidades do Cariri. Em tempo registro a minha admiração e apreço pela Profª Joselina/Deusa do Ébano, e pelo Profº Modesto que muito me ensinaram em tão breve espaço de tempo. Valeu a cerveja gelada!!! Me fez ficar pensando melhor. Com certeza nos encontraremos outras vezes. Até o IIº ENAPEGS em Tocantins.
Valeu!!!

Gestão Social em movimento.

Enviado por Antônio Bonfim Moreira em 08/06/2007 13:16
Participei do Iº ENAPEGS como aluno do CIAGS/ADM/UFBA e verifiquei o quão importante e substantivas foram as discussões lá colocadas. Para mim foi um verdadeiro passeio pela diversidade crítica dos que constroem esta temática na Sociedade e na Academia brasileira. Visitei a periferia de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e conheci lugares muito interessantes, apesar da pobreza extrema. O rio Salgado/Salgadinho silenciosamente recebe os esgotos do Crato/Juazeiro num processo irreversível de poluição. Até quando? Fui no Parque Frei Damião, Vila São Francisco, Boca das Cobras e no João Cabral. Nestes territórios me surpreendi positivamente. As pessoas querem trabalhar. Não querem assistencialismo. Querem viver e defender a sua dignidade. Conversando com um "motoboy" descobri que eles estão por criar/organizar seu sindicato, o que é muito importante para as 3 cidades do Cariri. Em tempo registro a minha admiração e apreço pela Profª Joselina/Deusa do Ébano, e pelo Profº Modesto que muito me ensinaram em tão breve espaço de tempo. Valeu a cerveja gelada!!! Me fez ficar pensando melhor. Com certeza nos encontraremos outras vezes. Até o IIº ENAPEGS em Tocantins.
Valeu!!!
 

2003-2005 © CIAGS/UFBA. Todos os direitos reservados. Autorizada a publicação do conteúdo
deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.

Este site foi feito usando a Linguagem de Programação Python.      Este site foi feito usando o Servidor de Aplicações Zope.      Este site foi feito usando o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone.      Não às patentes de software!