Ir para o conteúdo. Ir para a navegação
Agenda Fórum Chat Mapa do Portal Fale Conosco Busca
 
Usuários ou organizações
Ainda não é cadastrado?
Esqueceu sua senha?
Catálogo Social da Bahia
 
Galeria de Fotos
 
Atividades de Extensão
 
Pesquisas
 
Biblioteca
 
Glossário
 
Modelos de Documentos
 
Mapoteca CIAGS
 
Legislação
 
Sites Relacionados
 
Utilidade Pública
 
Rádio Social
 
Sala de Imprensa
 
Informe seu e-mail
HTML Texto
Que tipo de informação você considera mais importante ao visitar o site?
Agência CIAGS de Notícias (sobre o CIAGS)
Agenda de Eventos
Clipping (notícias sobre gestão social)
Publicações Recomendadas
Vídeos
 
 
Ações do documento

Apresentação

O Centro Latino Americano de Economia Humana e o Programa MOST da UNESCO, em Paris e em Montevidéu, organizaram, em outubro-novembro 2003 no Uruguai, a I escola Regional de Verão MOST para América Latina e o Caribe sobre desenvolvimento Local e governança. Este evento representou uma importante oportunidade para o encontro de jovens pesquisadores em Ciências Sociais da região, assim como para a sistematização de teorias e metodologias de alta qualidade, desde a perspectiva de sua aplicação às realidades dos povos da região.

A primeira edição da Escola congregou  36 jovens pesquisadores provenientes de 11 países da região, selecionados de um total de 150 candidaturas recebidas. Os resultados desta experiência superaram todas as expectativas dos participantes, docentes e organizadores, logrando-se importantes avanços na consolidação de redes de intercâmbio e produção científica no campo de Desenvolvimento Local e a Governabilidade na América Latina e o Caribe. A publicação dos resultados desta primeira edição foi possível graças ao apoio da Cooperação Andina de Fomento. [1]

Em oportunidade da I Escola Regional MOST (LAC) e em vistas dos importantes logros obtidos assim como das expectativas relevadas nos países, o CLAEH – através de seu Programa Desenvolvimento Local – se comprometeu a gerar uma segunda edição desta experiência, em estreita coordenação com o Secretariado Internacional do Programa MOST e a Oficina da UNESCO Montevideo – Programa SHS.

Para isto, o Programa Desenvolvimento Local do CLAEH foi considerado de grande importância projetar esta iniciativa em associação com o Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) da Universidade Federal da Bahia, com quem mantém estreitos vínculos de intercâmbio acadêmico e científico na área de Desenvolvimento Local e de Gestão Social. Esta iniciativa interinstitucional redunda numa maior projeção da Escola Regional MOST, fortalecendo ainda mais sua estrutura e desenho em termos científicos, organizativos e institucionais.

A reunião realizada em Buenos Aires em fevereiro de 2006, em oportunidade do Foro Internacional UNESCO, entre o Representante do Programa MOST, Sr. Germán Solinís, a Representante da Oficina UNESCO Costa Rica, Sra. Teresita Escotto-Quesada e o Sr. Luis Carrizo na representação do CLAEH, foi de grande relevância para consolidar os compromissos das partes em relação a esta iniciativa. A importante experiência acumulada pelo CLAEH na organização da primeira edição realizada em 2003, assim como a reconhecida excelência neste campo temático e a articulação de redes regionais de ambas instituições, constituem fatores que fortalecem a expectativa de sucesso desta iniciativa.

Por sua vez, a transcendência científica e institucional do Programa MOST a nível internacional será fundamental para a projeção desta iniciativa em distintas escalas. Neste marco, o papel que o CLAEH e seus representantes delegados foram julgados no desenvolvimento do Comitê Nacional de Enlace MOST (Uruguai) desde sua fundação em 1999 e em coordenação com a Comissão Nacional para UNESCO (Uruguai) e o Setor SHS da Oficina UNESCO Montevidéu, constitui um antecedente institucional significativo para respaldar esta proposta.


[1] Desenvolvimento local e Governanza. Pesquisa e políticas para o desenvolvimento na América Latina.Luis Carrizo e Enrique Gallicchio (eds). UNESCO-CLAEH-CAF, Montevideo, 2006-07-13 ISBN: 9974 581 34-6

por Rodrigo Maurício última modificação 07/02/2007 12:18
 

2003-2005 © CIAGS/UFBA. Todos os direitos reservados. Autorizada a publicação do conteúdo
deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.

Este site foi feito usando a Linguagem de Programação Python.      Este site foi feito usando o Servidor de Aplicações Zope.      Este site foi feito usando o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone.      Não às patentes de software!