Ir para o conteúdo. Ir para a navegação
Agenda Fórum Chat Mapa do Portal Fale Conosco Busca
 
Usuários ou organizações
Ainda não é cadastrado?
Esqueceu sua senha?
Catálogo Social da Bahia
 
Galeria de Fotos
 
Atividades de Extensão
 
Pesquisas
 
Biblioteca
 
Glossário
 
Modelos de Documentos
 
Mapoteca CIAGS
 
Legislação
 
Sites Relacionados
 
Utilidade Pública
 
Rádio Social
 
Sala de Imprensa
 
Informe seu e-mail
HTML Texto
Que tipo de informação você considera mais importante ao visitar o site?
Agência CIAGS de Notícias (sobre o CIAGS)
Agenda de Eventos
Clipping (notícias sobre gestão social)
Publicações Recomendadas
Vídeos
 
Home » Notícias » Clipping Gestão Social » Empresas começam a transformar compromissos em ações rumo ao desenvolvimento sustentável
 
Ações do documento

Empresas começam a transformar compromissos em ações rumo ao desenvolvimento sustentável

Data: 03/10/2013
Relatório Global de Sustentabilidade Empresarial 2013 divulgado pelo Pacto Global da ONU, constatou que muitas empresas souberam definir metas e políticas na área de responsabilidade social, mas ainda falham na aplicação. O relatório pesquisou cerca de cerca de 2 mil empresas em 113 países.

Nesse universo, por exemplo, 65% das empresas desenvolvem ou acompanham políticas de sustentabilidade a partir do alto escalão, mas apenas 35% dos gerentes recebem treinamento para integrar a sustentabilidade nas estratégias e operações; 90% dos conselhos de administração discutem e agem sobre questões de sustentabilidade como parte de sua agenda regular ou conforme a necessidade, mas apenas 8% chegou a criar pacotes de remuneração para os executivos com base no desempenho na área.

O Relatório também destaca que o compromisso com os princípios de sustentabilidade, como a proteção dos direitos humanos, a transparência e a prestação de contas, a gestão ambiental e a inclusão social influem no desempenho das empresas. “A sustentabilidade empresarial é um negócio sério. Ela influencia o sucesso financeiro de longo prazo”, disse o diretor-executivo do Pacto Global da ONU, Georg Kell.

Desafio

As cadeias de abastecimento são um dos principais obstáculos para implementar políticas de sustentabilidade.

Mesmo que a maioria das empresas estabeleçam regras para seus fornecedores, resta acompanhar e prover adequadamente o cumprimento delas no dia a dia: 11% das empresas pesquisadas dão recursos aos fornecedores para projetos específicos de melhoria; 11% analisam e comentam planos de reparação ambiental dos fornecedores; 16% ajudam os fornecedores com definição e revisão de metas; 9% verificam as atividades de reparação ambiental.

O Relatório Global de Sustentabilidade Empresarial 2013 será discutido no encontro de líderes do Pacto Global (conhecido pelo nome em inglês: Leaders Summit), entre 19 e 20 de setembro, na sede da ONU em Nova York.

Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa do mundo, com mais de 8 mil empresas em 144 países. A A Rede Brasileira do Pacto Global, fundada em 2003, é a quarta maior do mundo, com mais de 500 membros.
Fonte: PNUD
por Rodrigo Maurício última modificação 04/10/2013 15:15
 

2003-2005 © CIAGS/UFBA. Todos os direitos reservados. Autorizada a publicação do conteúdo
deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.

Este site foi feito usando a Linguagem de Programação Python.      Este site foi feito usando o Servidor de Aplicações Zope.      Este site foi feito usando o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone.      Não às patentes de software!