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Ações do documento

Linhas de Pesquisa


1. ENSINO, PESQUISA E INTERVENÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL

Contextualização e significados do ensino da Gestão Social em diferentes construções históricas e espaços multirreferenciais. Gestão social do Desenvolvimento Territorial mediada por tecnologias tendo em vista práticas profissionais reflexivas e inovadoras da Educação de base social. Desenho e teste de experiências de formação de caráter multi, inter e transdisciplinar que articulem ensino, pesquisa, difusão e intervenções sociais.


2. ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA

Incubação tecnológica de redes locais de economia solidária e formação de práticas em finanças solidárias na sua articulação com a gestão do desenvolvimento territorial e comunitário; metodologias integradoras de gestão participativa; investigação no campo da antropologia econômica ou da nova sociologia econômica problematizando as diferentes possibilidades de instituição do fato econômico na vida em sociedade; estratégias de construção de tecnologias sociais para a sustentabilidade e desenvolvimento local.


3. GESTÃO CRIATIVA, DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE

Identidade cultural como fundamento da dinâmica organizacional e da gestão social; cultura e criatividade como motores de planejamento, execução e gestão de projetos sociais; cultura e criatividade como processos de comunicação, negociação e construção social; interculturalidade como fonte de conflito, inovação e inserção na lógica contemporânea do mundo globalizado; gestão cultural como eixo de desenvolvimento sócio-territorial; gestão do processo criativo como estratégia para alavancar a economia criativa.


4. POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS SOCIAIS E GESTÃO

Abordagem dos múltiplos significados e conjuntura da gestão pública e social no atual contexto de flexibilização produtiva; dimensões epistemológica e metodológica do campo de estudo das políticas públicas e seus instrumentos (policy studies); abordagens normativas, descritivas e/ou prescritivas relativas a conhecimentos e práticas da política e da gestão; utilização de ferramentas eletrônicas como possibilidade de incremento democrático; inovação na gestão pública e peculiaridade das esfera pública e privada; avaliação de processos de formação de demandas, agenda pública e institucional; desenho e implementação de instrumentos de políticas públicas e de gestão social; avaliação de política e gestão pública e social.


5. GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Meio ambiente como bem público e campo de conflitos socioambientais; problemática ambiental em suas várias escalas no contexto da transformação do padrão de regulação dos recursos ambientais; acordos multilaterais relativos a questões globais como clima e recursos hídricos, governança ambiental global: estratégias de mitigação e adaptação e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Produção Limpa; instrumentos de comando e controle e instrumentos econômicos de gestão e práticas de consumo consciente; o desenvolvimento sustentável e suas múltiplas dimensões como novo paradigma; os limites político-institucionais do desenvolvimento sustentável no Brasil; estratégias ambientais organizacionais e responsabilidade social: fatores de vantagem competitiva e legitimidade organizacional; aplicação de princípios da sustentabilidade ecológica na gestão de organizações e desenvolvimento territorial; problemática da responsabilidade social e empresarial; responsabilidade socioambiental e o papel das empresas no desenvolvimento territorial.


6. GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, INTERORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIAS SOCIAIS

Modelos de gestão do desenvolvimento, processos de inovação e associação de atores em redes compartilhadas de conhecimentos, identificação de organizações e configurações interorganizacionais socioprodutivas e setores com potencial mobilizador de ações de desenvolvimento territorial; planejamento, pesquisa, desenvolvimento, criação, aplicação, adaptação, difusão e avaliação de técnicas, procedimentos e metodologias aplicadas às Tecnologias Sociais; parâmetros operacionais para as instituições públicas; modelos, boas práticas e tecnologias sociais voltadas para a transformação territorial e metodologias integradoras de gestão participativa.


7. MARKETING SOCIAL

Agrega as práticas e teorias de marketing aplicadas a projetos de mudança de comportamento e venda de um novo posicionamento de mercado, voltado a melhorias no convívio social, buscando um consumidor mais consciente e comprometido com o bem estar social. A linha de pesquisa também contempla estudos focados na gestão social, com práticas voltadas ao compromisso social das empresas e sua relação com os setores público, privado e terceiro setor.


8. INTERSETORIALIDADES NA GESTÃO DE POLÍTICAS EM GÊNERO E RAÇA/ETNIA

GÊNERO – Panorama conceitual sobre gênero, sexo e sexualidade. Identidade de gênero e orientação sexual; movimento feminista; hierarquia social e diferenças de gênero na organização da vida pública e privada; desenvolvimento e redução da pobreza; divisão social e sexista do trabalho e suas implicações; participação política e empoderamento da mulher. ETINICIDADE – Construção histórica da ideia de raça e o campo destas relações no Brasil: Raça, Cultura e Etnia; descolonização, democracia racial, preconceitos de classe ou de cor e desdobramentos. EQUIDADE NO BRASIL – O movimento negro e das mulheres e a Constituição Cidadã de 1988: das leis à implementação dos direitos; estratificação social, estereótipos e hierarquias de raça, gênero, sexualidade; realização socioeconômica das mulheres negras e a importância da desagregação dos dados (cor, sexo e classe) e uso dos indicadores sociais; Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior: educação para as relações antirraciais, diversidade, promoção da igualdade de oportunidades, processos de afiliação universitária e inclusão socioprofissional de grupos vulneráveis cultural, social e economicamente.

por messiasb última modificação 28/04/2014 15:54
 

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