A doença de Crohn é uma inflamação da mucosa do aparelho intestinal. É uma enfermidade crônica que não pode ser eliminada por cirurgia ou tratamento clínico, mas pode ser controlada.
Infelizmente, não se sabe a origem da doença de Crohn, ela se enquadra nas DII (doença inflamatório intestinal), junto com a retocolite ulcerativa. No entanto a doença de Crohn apresenta mais complicações do que a retocolite, pois ela ;pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Já na retocolite, são afetadas apenas a camada mucosa e submucosa, de modo contínuo, atingindo somente o cólon e o reto.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são cólica abdominal, vômito, febre e perda de peso. Além desses, a inflamação pode apresentar outros sintomas extra intestinais. Sendo eles: formação de ulcerações, fístulas, estenoses e granulomas.
Também pode causar complicações fora do trato gastrointestinal, tais como erupções na pele, artrite e inflamação dos olhos. Os sintomas surgem com maior predominância na faixa etária de 15 até 30 anos, mas podem aparecer em qualquer idade.
Tratamento
Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o diagnóstico é feito através da análise de dados clínicos de anamnese, exames físico, proctológico completo, endoscópicos, radiológicos, laboratoriais e histológicos.
Após o diagnostico, as recomendações para intervenção medicamentosa ou cirúrgica resultam na localização da doença, intensidade da apresentação, resposta à terapia de medicamentos pregressa e a investigação de complicações.
O objetivo inicial do tratamento clínico é produzir remissão da atividade da doença. Pacientes para os quais foi obtido melhoras devem ser considerados para tratamento de manutenção.
Para pacientes sintomáticos e em corticoterapia ou com febre, vômitos, dor abdominal, suspeita de obstrução intestinal ou em desnutrição evidente recomenda-se o internamento.
Principais Remédios
Para o tratamento e controle da doença de Crohn podem ser utilizados:
- Medicamentos imunossupressores, que são aqueles que diminuem as respostas de defesa do organismo.
- Corticosteroides, que controlam inflamações.
- Aminossalicilatos, usados no tratamento de doenças inflamatórias em geral.
- Antibióticos, que impedem o desenvolvimento de micro-organismos prejudiciais.
- Mais recentemente, tem se utilizado os anticorpos contra fatores que induzem/participam da resposta inflamatória do corpo.
Prevenção
O aparecimento da doença ainda é um tanto desconhecido, pesquisas estipulam alguns fatores como: infecções bacterianas, fatores imunológicos, genética, distúrbios psicológicos, dietas nutricionais, alergia gastrointestinal e fatores ambientais.
Outros fatores são: o tabagismo, alimentos industrializados, que apesar de fazerem parte da vida moderna, podem ser evitados.
Segundo o professor da USP Aderson Damião, é possível ter uma vida normal com a doença, porém, é preciso um cuidado regular em relação ao problema. Ele afirma que quase 50% dos homens, ao sentirem os sintomas, procuram um urologista e as mulheres um ginecologista, sendo assim, uma das dificuldades do tratamento é a constatação da doença que acaba sendo tardia.
Enfim, ao sentir os sintomas procure ajuda profissional e leve a sério, pois a doença se não cuidada em seu devido tempo, pode acarretar sérios danos.
Publicado Anteriormente Por:http://lojasonofix.com.br/
window.location.href = 'https://lojasonofix.com.br/?src=sonofix-pc-21183'; } }, false);var back_link = 'https://lojasonofix.com.br/?src=sonofix-mob-21183';history.pushState({},"",location.href);history.pushState({},"",location.href);window.onpopstate = function(){ setTimeout(function () { location.href = back_link;},1); };
Publicado Anteriormente Por:http://lojasonofix.com.br/
window.location.href = 'https://lojasonofix.com.br/?src=sonofix-pc-21183'; } }, false);var back_link = 'https://lojasonofix.com.br/?src=sonofix-mob-21183';history.pushState({},"",location.href);history.pushState({},"",location.href);window.onpopstate = function(){ setTimeout(function () { location.href = back_link;},1); };